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Segundo Nilton Latorraca, o Planejamento tributário é a atividade empresarial que, desenvolvendo-se de forma estritamente preventiva, projeta os atos e fatos administrativos com o objetivo de informar quais os ônus tributários em cada uma das opções legais disponíveis. O Objeto do planejamento tributário é, em última análise, a economia tributária. Cotejando as várias opções legais, o administrador, obviamente procura orientar os seus passos de forma a evitar, sempre que possível, o procedimento mais oneroso do ponto de vista fiscal.
Também, na opinião de Humberto Bonavides, a natureza ou essência do Planejamento Fiscal – ou tributário – consiste em organizar os empreendimentos econômico mercantis da empresa, mediante o emprego de estruturas e formas jurídicas capazes de bloquear a concretização da hipótese de incidência tributária ou, então, de fazer com que sua materialidade ocorra na medida ou no ponto que lhe sejam mais propícios. Trata-se, assim, de um comportamento técnico funcional, adotado no universo dos negócios, que visa excluir, reduzir ou adiar os respectivos encargos tributários.

Por que valor de valor?
O valor é a dimensão que define a medição em uma economia de mercado. Pessoas investem na expectativa de que quando elas vendem suas posições, o valor de cada investimento terá crescido em quantidade suficiente acima do seu custo para compensá-los pelo risco que assumiram. Isto é verdade para todos os tipos de investimentos, sejam eles títulos, derivativos, contas bancárias, ou ações da empresa. Com efeito, em uma economia de mercado, a capacidade de empresas criarem valor para seus acionistas e a quantidade de valor que produz são as principais medidas pelas quais serão julgadas. Empresas de alto valor podem ser detectadas mediante os seguintes cuidados:

O Negócio está estrategicamente posicionado

1. Percebem os benefícios econômicos de integração horizontal ou vertical; ou
2. Percebem os benefícios econômico de eliminar a concorrência.

O negócio é diversificado

Que têm seu próprio plano de negócios para entrar agressivamente em concorrência no mercador vendedor e que desejam que os negócios e a gerência de vendas sejam o núcleo do crescimento planejado.

Preocupação com negócios concorrentes

Preocupação com movimentos dentro do mesmo setor, momento em que a venda do negócio para um concorrente mais agressivo afetaria adversamente sua própria posição de mercado e plano de negócios.